Sim. Hérnia de disco não traumática tem cura e a melhora acontece, na maioria das vezes, espontaneamente. 31 estudos avaliaram o histórico natural de lesões do disco lombar e documentaram o fato de que estas lesões de disco podem se tornar menores ou são completamente resolvidas em curto prazo, comprovando a cura por tomografia computadorizada e ressonância magnética.
A hérnia de disco intervertebral lombar é uma das causas mais frequentes de dores nas costas. Altamente incapacitante em sua fase aguda, a lombalgia é líder na lista de absenteísmo em escritórios e já conquistou o status de epidemia do mundo contemporâneo a algum tempo.
A estabilidade da coluna lombar não depende apenas da morfologia da coluna ou do tônus da musculatura postural, mas do correto funcionamento do sistema neuromuscular. Portanto, se a estrutura da coluna lombar está comprometida, o sistema adapta-se para fornecer estabilidade dinâmica à coluna. Essa é a chave para a resolução do problema.
Porém, quando o sistema nervoso não consegue responder à instabilidade, a dor se torna crônica e a cura não ocorre naturalmente. Neste caso o sistema precisa ser “reprogramado”.
O tratamento conservador – anti-inflamatórios, exercícios, fisioterapia – ajudam na resolução do problema, mas antes alguns paradigmas precisam ser revistos:
- “Dor = Lesão”
A dor não está diretamente relacionada à hérnia, mas a desequilíbrios que levaram eventualmente à ela.
- “Eu sinto que não posso confiar em minhas costas.”
Você deve confiar em suas costas. A redução na mobilidade é parte do problema, nunca da solução.
- “Dor nas costas requer repouso”.
Dor nas costas não requer repouso, mas movimento e carga gradual.
- “É perigoso dobrar a coluna”
Não só é seguro como necessário. A coluna deve mover-se em todos os planos de movimento.
- Jogar, brincar e mover-se não é seguro.
Na realidade, atividades físicas de caráter lúdico, pela sua imprevisibilidade, são ótimas para o desenvolvimento neuromuscular.
- Se machucar, contraia, proteja e evite.
Se machucar, relaxe, respire e mova-se normalmente.
- Movimento e carga são perigosos para as costas.
Movimento e carga deixam as costas mais fortes.
Gráfico de Ben Cormack