Base é Tudo.

base

As pegadas que deixamos para trás são únicas e sem precedentes,  marcas tão distintas quanto nossas digitais e que trazem em suas linhas a história de nossa batalha contra a força da gravidade. Levamos milhares de anos para equilibrar satisfatoriamente um corpo longilíneo e uma cabeça pesada sobre uma base de apoio tão pequena quanto nossos pés, e esta história está longe do fim.

“Apesar de nossa evolução como bípedes, continuamos sendo quadrúpedes em toda nossa estrutura, como demonstram nossos gestos. (…) Sofremos as seqüelas dessa evolução ainda incompleta” (Marcel Bienfait).

Nossas pegadas expressam mais que a busca para vencer terrenos desfavoráveis e superar obstáculos inesperados; evidenciam nossa procura para adequar o corpo, sua singularidade, ao ambiente que habitamos.  Assim, os pés desenvolveram uma estrutura única, onde resistência e mobilidade coexistem, levando ao aparecimento de uma arquitetura efêmera, que ressurge a cada passo, determinada pelas forças que interagem continuamente enquanto nos esforçamos para permanecer em pé.

Desta maneira, os pés negociam continuamente com a superfície que tocam, ora cedendo às irregularidades do terreno, por vezes corrigindo desequilíbrios posturais. As marcas deixadas pelos pés no solo expressam a eficiência dessa troca.

footprint

Quando impossibilitados de desempenhar suas funções plenamente, os pés irão delegá-las aos segmentos adjacentes, que podem não estar preparados para tais atribuições. Surgem então doenças que acometem os joelhões, quadris e coluna, e cuja a causa pode não se encontrar no segmento acometido.

Na prática de Yoga, as posturas em pé estabelecem o alicerce para o desenvolvimento do equilíbrio e da estabilidade, ao mesmo tempo que criam um repertório sobre o qual é possível evoluir com segurança em direção a posturas mais exigentes.

Posturas que experimentam a mobilidade intrínseca dos pés,  exploram o equilíbrio sobre um pé ou em ‘tandem’ são comuns na prática de Yoga e suscitam a instabilidade própria de cada postura, estimulando receptores nervosos de superfície e proprioceptivos que impactam no desenvolvimento global do corpo.

Apenas quando dispomos de uma base firme, podemos colocar o resto da casa em ordem, afinal não é possível construir algo duradouro sobre uma fundação débil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s