Padmasana

19 jul

Poucas posturas estão tão identificadas com o Yoga quanto o Padmasana (postura de lotus). Para sua prática, entretanto, são necessárias algumas precauções, sobretudo por quem está começando a fazer Yoga.

 

Existem alguns passos que podem ajudar você a chegar lá.

 

A primeira coisa que você deve saber é em relação à posição dos joelhos, que podem ficar muito vuneráveis em Padmasana e suas variações. A montagem do padmasana requer boa flexibilidade dos quadris. Quando os quadris estão tensos, os joelhos acabam sofrendo muita pressão e ficam expostos a lesões.

 

Anatomicamente, os quadris contam com cavidades esféricas que permitem o movimento das pernas em todas as direções. Já a articulação dos joelhos não foi projetada para o mesmo tipo de movimento. Assim, é crucial, ao preparar-se para o Padmasana, desenvolver a flexibilidade necessária nos quadris para não comprometer os joelhos.

 

Comece praticando variações de Utthita Parsvakonasana e Utthita Trikonasana, assim como uma série de alongamentos para os músculos internos da coxa. No chão você pode começar alongando os posteriores de coxa, seguido por Janu Sirsasana e Ardha Matsyandrasana.

 

Utthita Parsvakonasana Utthita Trikonasana Janu Sirsasana Ardha Matsyandrasana
 

Aqueça seus joelhos com Marichyasana e Ardha Padmasana.

 

Marichyasana Ardha Padmasana

 

Prepare-se para o Padmasana deitado no chão, esta posição irá criar o espaço apropriado para posicionar cada perna na posição correta.

 

1.Com as costas bem apoiadas no chão, flexione os joelhos. 2. Dobre um dos joelhos sobre a coxa oposta, mantendo a outra perna no chão. 3. Empurrando gentilmente o joelho dobrado, dê espaço para flexionar a outra perna sobre ele. 4.Relaxe.

 

Enquanto estas poses preparam você para o Padmasana, é muito importante que, quando você se encontre na postura, também pratique ahimsa, ou o princípio da não agressão. Preste atenção na rotação de suas pernas a partir da cavidade de seus quadris e não ignore dores no joelho.

 

Pratique na presença de seu professor, que pode lhe oferecer detalhes sobre seu alinhamento. Padmasana leva tempo e paciência, nunca força.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s