Depois do ‘Namastê’

matbag

Kris Loomis está longe de representar uma instrutora de Yoga típica e isso a acaba aproximando de seus alunos de uma maneira diferente. Em seu livro “After Namaste: Off-the-Mat Musings of a Modern Yogini”, a autora norte-americana conta um pouco de sua trajetória pessoal até tornar-se uma escritora eclética.

Neste livro,  Kris Loomis faz um relato sobre as muitas maneiras que o yoga transformou sua vida fora do mat e porque as mudanças continuam aparecendo a cada dia em seu cotidiano. Não só o Yoga melhorou sua saúde e bem-estar mental, o estudo desta prática antiga também a ajudou a se concentrar no lado positivo da vida, não importa a direção que sua vida viesse a tomar.

after namaste

Se você está no início de sua jornada ou já é praticante de Yoga, este livro apresenta lições inspiradoras, encorajadoras e muitas vezes divertidas, aprendidas por alguém que caminhou pela senda do yoga, como praticante e professora dedicada, por mais de duas décadas e  contando.

Lançado em 2017, o livro não tem previsão para chegar por estas bandas, enquanto isso, segue uma palhinha do livro.

Kris Loomis

Kris Loomis

“Namaste”, diz a professora no final da aula. “Namaste”, você responde. Você terminou sua aula de yoga e se sente ótima. Talvez até um pouco inspirada. Então agora o que? O que acontece depois de namaste? O que acontece depois de namaste depende de onde você está em sua jornada de yoga. O que acontece depois de namaste depende de onde você está em sua jornada pessoal. O que acontece depois de namaste depende de como você começa a misturar essas duas jornadas. Quando comecei a estudar yoga, estava bastante contente em ir para a aula e depois para casa. Eu considerava meu tempo no mat distinto do resto da minha vida. Mas yoga é uma prática sorrateira. Em pouco tempo, percebi que estava aplicando coisas que aprendi na aula a outros aspectos da minha vida. Passei a estar mais consciente do que me cercava para assumir responsabilidade pessoal por minhas palavras e ações, não pude negar que minha jornada de yoga estava lentamente se fundindo com a minha vida pessoal. E enquanto o yoga me oferecia ferramentas para lidar com situações estressantes, para avaliar honestamente os desafios, para sair da “zona de drama” e me aprofundar em meus conflitos, devo admitir que não fui uma praticante exemplar naqueles momentos em que a vida pedia uma reação severa de minha parte. Dizer que minha jornada nem sempre foi clara e previsível seria um eufemismo. Mas o yoga me ensinou que nunca é tarde demais para reavaliar uma situação e aprender com ela, mesmo que eu tenha que aprender a lição de novo (e de novo). Yoga me ensinou que nunca é tarde demais para melhorar a mim mesmo, não importa o que é certo ou errado no mundo ao meu redor. O Yoga me ensinou que a mudança começa comigo, aceitando o que eu posso controlar (minhas ações e atitudes) e não sendo prejudicada por aquilo que eu não posso controlar (ações e atitudes de outras pessoas).

Esta coleção de reflexões é o resultado de como o meu estudo de Yoga me afetou fora do mat como professora, como estudante e como uma pessoa comum que lida com os altos e baixos da vida. Você encontrará meus pensamentos sobre yoga, mas também incluí alguns pensamentos sobre outras coisas , como citações, trabalhos domésticos, animais de estimação e sobre como lidar com mudanças inesperadas (e muitas vezes indesejadas) na vida, porque meus pensamentos sobre muitas coisas foram moldados pelo meu tempo no mat. Espero que este livro encoraje você a pensar sobre o yoga de uma nova maneira, e ajude você a decobrir que o yoga não é apenas algo que você faz na aula, mas uma conduta que será incorporada em seu cotidiano. As lições que você aprende durante a prática são para o resto da vida e as lições que aprendi até agora em minha jornada de Yoga me inspiram a voltar para a aula dia após dia porque sei que, até agora, apenas arranhei a superfície. Veja só, eu sou uma yogini em progresso, uma pessoa que ainda está aprendendo, ainda intrigada, e sempre grata pelo que acontece depois do namaste.

Loomis, K. Kris (2017-08-22T22:58:59). After Namaste: Off-the-Mat Musings of a Modern Yogini . Lililoom Publishing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s