Emovere

25 jan

cat

Emovere é uma palavra em latim que significa movimento e expressão. Emovere também está na raiz da palavra emoção.

Intuitivamente, interpretamos facilmente traços de personalidade e humor a partir de sinais do corpo. Em silêncio, o corpo transcende cultura, etnia e espécie e se faz entender.

Certo estado de espírito pode ser traduzido em gestos, movimentos e posturas. Assim, um animal pode expressar afeto, raiva, apreensão ou medo com o corpo, deixando claro o que sente e quais suas intenções. Da mesma maneira, o ator interfere voluntariamente nos sinais do corpo para criar sua personagem, construindo uma outra identidade. Por sua vez, a desconexão entre os sinais do corpo e a maneira como são interpretados, origina emoções igualmente desconexas, apontando para patologias severas como os transtornos de ansiedade e de humor.dancer

O cérebro dos mamíferos libera substâncias neurotransmissoras que desencadeiam alterações no estado emocional e modulam a liberação de hormônios. Os chamados neuropeptídeos têm efeito sobre as áreas cerebrais responsáveis pela modificação dos parâmetros de humor, excitação, depressão e dor. No sistema nervoso, estas substâncias são responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurônios e irão influenciar a execução de todas as atividades físicas e mentais de nosso organismo. O sistema nervoso, porém, não é o único destino destas substâncias, que encontram receptores espalhados pelos tecidos e órgãos de todo o organismo, desencadeando reações pelo corpo como um todo e expressando-se de modo singular.

that´s it

O estado adrenérgico encontrado em pessoas ansiosas, por exemplo, tende a acompanhar um alto tônus muscular, o que coloca a musculatura em estado de tensão permanente, alterando a maneira como o corpo se organiza no espaço.

Assim, na busca pela disfunção do movimento, tão importante quanto determinar as causa subjacente à disfunção somática é buscar entender a dinâmica que orquestra estes estados.

Interagindo continuamente com o meio ambiente, o corpo é o lugar par excellence onde a experiência acontece. Os sinais que provém do corpo são organizados, categorizados e integrados pelo sistema nervoso a outras experiências formando as representações básicas daquilo que chamamos de ‘eu’. Uma mente tranquila, assim, reside onde as representações básicas do organismo são fidedignas às experiências provenientes do mundo.

Se as informações procedentes do corpo são truncadas ou distorcidas, assim será o gesto.  Logo, as representações do organismo e do meio estarão em conflito. Neste caso, o desequilíbrio tende a persistir a guisa de intervenções.

Desta maneira, o ser emocional está no núcleo do movimento e não deve ser negligenciado.

Assediar o movimento com atenção e executar ações precisas, com clareza de propósito e consciência evidencia os processos mentais e os movimentos ulteriores. A compreensão de que o corpo e a consciência formam um todo sustenta as estratégias que irão por às claras os padrões motores recorrentes e lançar luz sobre os processos mentais.

Se a atenção não está alocada no próprio corpo durante o movimento, não há consciência e os exercícios passam a ser executados mecanicamente. Sem reflexão, os padrões viciosos são consolidados e ampliados. Na melhor das hipóteses, este trabalho é inócuo e se traduz em completa perda de tempo.

Apenas quando a atenção se debruça sobre a postura e movimento, o foco é interiorizado e o exercício leva ao aprendizado, este sim promotor de mudanças. O exercício assim terá impacto no indivíduo como um todo.

crédito das ilustrações: Free Daily Drama Game

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s