Yoga para Dores Lombares Crônicas.

12 set

Pesquisa recente encabeçada pela médica Kimberly Williams e publicada pela revista Spine em 1º de setembro último provou que aulas regulares de Iyengar Yoga reduzem as dores e o comprometimento funcional em pacientes portadores de dores lombares crônicas.

Apesar dos resultados não trazerem novidade alguma para praticantes e instrutores de Yoga, nunca antes um estudo teve tamanha envergadura e embasamento científico. A pesquisa que durou 3 anos e consumiu 400 mil dólares justifica-se. Hoje, aproximadamente três quartos da população norte-americana sofre de dores nas costas e mais de US$ 34 bilhões são gastos anualmente em reembolsos médicos para seu tratamento, ocupando a primeira colocação em gastos com saúde.

Para o estudo Evaluation of the Effectiveness and Efficacy of Iyengar Yoga Therapy on Chronic Low Back Pain , Kimberly Williams e sua equipe recrutaram 90 pacientes que apresentavam comprometimento funcional de leve a moderado decorrente de dores lombares.

Os participantes foram aleatoriamente inscritos para ter yoga ou terapia médica convencional. Após 12 semanas de aula, os participantes do estudo apresentaram 42% de redução dos sintomas e conseqüente diminuição no consumo de remédios para as dores. Os pesquisadores também observaram a redução de 45.7% nos sintomas de depressão dentro do grupo de Yoga.

A Dra. Kiberly Williams disse que “o grupo de yoga passou a ter menos dor, menor comprometimento funcional e menos sintomas de depressão do que o grupo de controle. Esses dados são estatisticamente significantes e os ganhos clínicos se mantiveram favoráveis durante seis meses após a intervenção.

O grupo de yoga foi ensinado por professores certificados de Iyengar durante 6 meses, duas vezes por semana, em aulas com 90 minutos de duração. O método proposto por B.K.S. Iyengar foi escolhido por ser o método mais popular nos EUA e ser aplicado a qualquer aluno, independente de sua habilidade física. A ênfase na postura e respiração também determinaram a escolha pelo método. Saiba mais sobre Iyengar.

“As pessoas devem saber que eram aulas com enfoque terapêutico”, ressalta Williams. Ela recomenda que pessoas com dores lombares interessadas em praticar Iyengar Yoga encontre um professor certificado que seja capaz de fazer os ajustes necessários de acordo com as necessidades do praticante.

Os resultados apontados pela equipe da Dra. Williams foram:

– Ao final do tratamento (24 semanas), o grupo de yoga apresentou significante redução na intensidade das dores e do comprometimento funcional comparado ao grupo de controle (método de mensuração ANOVA grupo x tempo).

– Significante percentual do grupo de yoga já reportou melhoras clínicas no meio do tratamento (12 semanas).

– O grupo de Yoga apresentou redução significativa nos índices de depressão.

– Tanto o grupo de Yoga quanto o grupo que recebeu a terapia convencional diminuiu drasticamente o consumo de remédios durante o período da pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s