Uncategorized

Yoga Trata

Desde sua origem, a prática de Yoga está associada à promoção da saúde e participa do arcabouço terapêutico da Ayurveda – medicina milenar Hindu. Mas a associação entre a prática de Yoga e o tratamento de uma doença específica exige cuidados que vão desde a definição da doença até o entendimento de sua cura. Nestes termos, não é possível estabelecer um tratamento sem antes considerar a cultura onde a terapêutica se insere, quer seja oriunda da ciência contemporânea ou da anciã medicina oriental.

Através da categoria “Yoga trata” organizamos aulas onde posturas de Yoga dialogam diretamente com estruturas que podem estar implicadas no surgimento da dor com o objetivo primeiro de oferecer ferramentas ao praticante para tomar consciência e entender sua própria condição, colocando-se além do paradigma musculoesquelético.

Embora este seja um bom caminho para a resolução do problema, ou mesmo uma linha auxiliar ao tratamento , a prática de yoga não deve ser considerada uma via de mão única em direção à cura.

A primeira aula criada aborda a lombalgia e, embora existam estudos de boa qualidade científica relacionando a prática de yoga ao tema, tomamos por base estudos que evidenciam que a manutenção da mobilidade da coluna  é fundamental para um bom prognóstico, tanto quanto a imobilidade e a escassez gestual estão relacionadas a um pior desfecho.

Confira aqui.