(Re)aprender a Engatinhar

25 jul

baby crawling

Engatinhar é a base do movimento humano. É a primeira coisa que  você faz após rolar de um lado a outro para se movimentar. Assim, com os pés no chão e com ajuda das mãos, seu caminho para ficar em pé e andar começa a ser pavimentado.

Mover-se sobre quatro apoios exige um grau elevado de coordenação e equilíbrio entre a pelve, ombros e abdomem. Este movimento padrão, contralateral e diagonal, perpetua-se para além do engatinhar. Quando você caminha ou corre, seus braços não ficam grudados ao longo do corpo, mas balançam como se você ainda engatinhasse. Desta maneira você usa a rotação do tronco e a força do abdomem para gerar o impulso necessário para caminhar.

 

 

 

Se a fase de engatinhar não for bem sucedida, a maneira como caminhamos e corremos pode ficar comprometida e um movimento que deveria ser fluido e contínuo será truncado.

A aquisição do equilíbrio promovido pelo engatinhar também é peça chave para o desenvolvimento do agachar, pular, escalar, levantar peso e outros movimentos compostos, pois ensina como todos os músculos devem atuar coordenadamente.

 

 

 

Você pode treinar o engatinhar, como fazia antes de aprender a andar, pois esse aprendizado irá irradiar para outros movimentos, aumentando a eficiência geral da prática. Ainda que se tenha o engatinhar como algo estrito da infância, trata-se de um movimento muito útil e pode ser praticado durante toda a vida.

Lembre-se que as crianças, mesmo após começarem a andar, continuam engatinhando frequentemente, incorporando o caminhar ao seu repertório de movimentos sem abandonar o engatinhar,  fazendo frequentemente a transição de uma postura a outra rolando, virando, torcendo, empurrando, puxando, alcançando, agarrando, arremessando, manipulando.

 

 


Não negligencie o engatinhar e as posturas sobre 4 apoios, realizando-as numa base regular. Você irá perceber os benefícios  imediatamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s