Comendo Animais

13 jun

Jonathan Safran Foer é um dos escritores norte-americanos mais festejados da atualidade. Seu estilo controverso e não convencional suscita constantemente respostas antagônicas e polarizadas em seus leitores. Logo em seu primeiro livro “Tudo se Ilumina” lançado em 2002 foi aclamado pela crítica especializada e pelo público em geral, vencendo o Guardian First Book Award e ganhando uma adaptação para o cinema em filme homônimo de Liev Schreiber.

Em sua primeira empreitada não ficcional, Safran Foer explora o que significa comer carne. Tão apaixonante e bem escrito quanto suas novelas, “Eating Animals” é uma trabalho levado a cabo com grande amor e dedicação.

“Alimentar meu filho não é como me alimentar: é mais importante. Importa mais porque alimento é importante (a saúde dele importa, o prazer que ele sente em comer importa), e porque as histórias que são servidas com a comida importam.”

Apesar de não ser um romance, sua leitura flui tão facilmente quanto a de uma novela. Safran Foer escreve com paixão e, mesmo sendo vegetariano, representa com isenção argumentos de todos os lados da questão, abordando aspectos econômicos, ambientais, de saúde e bem estar animal, além de debruçar-se sobre o ser humano atrás do animal. O livro não enaltece o estilo de vida vegetariano, mas pede pelo fim do modo de produção industrial na qual um ser senciente é submetido e brutalmente assassinado como se fosse matéria-prima inerte e desprovida de sentidos. Com a habilidade de grande escritor que é, Foer se coloca no meio de toda a controvérsia, sangue e pedaços de carne que acabam indo parar em nossa mesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s