Ashtanga Vinyasana Yoga

O Ashtanga Vinyasa Yoga baseia-se nos ensinamentos de Sri T. Krishnamacharya, o grande reformulador do yoga da era moderna, e guru de Sri K. Pattabhi Jois, de Mysore, principal professor e divulgador do método. Pattabhi Jois começou a estudar com Krishnamacharya aos 12 anos de idade, em 1927. Juntamente com seu guru, Pattabhi Jois traduziu o Yoga Korunta, antigo texto escrito pelo profeta Vamana Rishi, no qual encontramos o esboço do que viria a se tornar o ashtanga vinyasa yoga.

Ashtanga significa oito membros ou passos. São eles:

Yamas: disciplina ética em relação a tudo e a todos que nos cercam;
Niyamas: autodisciplina ética;
Asanas: posturas físicas;
Pranayama: controle da respiração;
Pratyahara: abstração dos sentidos;
Dharana: concentração
Dhyana: meditação;
Samadhi: autorealização.

O ashtanga concentra-se inicialmente nos asanas e pranayamas, pois é a partir deles que teremos condições de avançarmos rumos às realizações mais sutis no yoga.

Vinyasa significa sincronização, combinação. Assim, no ashtanga sincronizamos o movimento com a respiração, estabelecendo mais do que uma seqüência de asanas, uma seqüência respiratória. Para cada movimento uma respiração chamada ujjayi, que estabelece um liame entre as posturas, servindo ainda de liga entre o corpo, a mente e a alma. Ujjayi significa respiração vitoriosa, e ela deve ser observada durante toda a prática, tornando-se um caminho para a concentração que a prática do yoga requer. Outra função da respiração vitoriosa é aquecer o corpo produzindo intensa transpiração.

No ashtanga trabalhamos com séries fixas de asanas que devem ser estritamente observadas. A primeira série, chamada de chikitsa, que significa terapia do yoga, tem por finalidade desintoxicar e alinhar o corpo preparando-o para as posturas mais avançadas.

Durante a prática devemos observar três pontos de atenção: o asana, a respiração e os drishtis, pontos de fixação do olhar que tem por fim evitar que os olhos fiquem vagando pelo ambiente.

Além desses pontos, devemos incorporar à nossa prática do ashtanga vinyasa yoga os bandhas. Bandha significa fecho, contração, de determinadas partes do corpo. A sustentação desses fechos mantém a energia no corpo para manter viva a prática e conter o calor gerado pelos vinyasas. Há três bandhas no ashtanga: o mula bandha, realizado na base da coluna, com a contração dos músculos do esfíncter anal, sendo responsável pela retenção do prana no corpo; uddiyana bandha: contração do baixo abdômen, responsável por fazer o prana fluir para cima através dos nadis (canais de energia sutil); jalandhara bandha: fecho da garganta, responsável por direcionar o fluxo do prana.

O ashtanga vinyasa yoga é uma prática intensa e desafiadora que nos aspecto físico proporciona, dentre outros benefícios, tônus muscular, ampliação da capacidade pulmonar, melhor funcionamento do aparelho digestivo e desobstrução das vias respiratórias. No plano mental experimentamos já no início de nossa prática uma grande clareza mental, produzida pela faxina que o vinyasa promove na mente.

A grande força do ashtanga está exatamente em sua prática, que deve ser realizada com disciplina e dedicação, pois tal como nos ensina Patanajali em seu Yoga Sutra “O tempo necessário para atingir o sucesso ulterior vai depender da intensidade da prática” (Sutra 22 do capítulo I).

 

6 Respostas to “Ashtanga Vinyasana Yoga”

  1. Dani 3 de agosto de 2011 às 12:35 PM #

    gostaria de fazer uma aula experimental
    quais os dias e horarios?

  2. Lia 30 de agosto de 2012 às 8:59 AM #

    QuAl end. e tel de vcs? Qual o vlr 3x na semana?

  3. Lia 7 de janeiro de 2014 às 12:36 PM #

    Sou iniciante e gostaria de iniciar aula de ioga ashtanga , fiz 1 aula experimental mas agora gostaria de me matricular. Posso 2x por semana , quais dias e horários disponíveis e qd posso iniciar?
    No aguardo,
    Lia 99755-0505

    • Franca & João 7 de janeiro de 2014 às 12:52 PM #

      Salve Lia, C/c prof. Yogindra Das

      Confirmei que as aulas de ashtanga recomeam na sexta, dia 17/01. Aguardamos voc.

      Paz e excelente 2014,

      Franca & Joo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s